Prototipagem
As imagens de um tomógrafo computadorizado podem ser usadas para produzir modelos físicos da anatomia humana por técnicas de prototipagem.
Todas estas técnicas são baseadas no mesmo princípio de construção de uma estrutura 3D, camada por camada. O resultado final é um modelo físico em escala real da região anatômica escolhida. Modelos anatômicos precisos fabricados a partir de imagens tomográficas computadorizadas, fornecendo uma informação tátil e visual para diagnóstico, terapêutica e fins didáticos.Um modelo em tamanho real da região patológica torna mais fácil para o cirurgião perceber sua real complexidade.
O poder de comunicação entre a equipe é melhorado e a troca de informações entre o cirurgião e o paciente é facilitada. Os modelos podem ser usados para planejar e ensaiar uma complexa cirurgia. Sobre um modelo podem ser utilizados os instrumentais da própria cirurgia, com um campo de visão impossível durante o procedimento operatório. Este cuidadoso planejamento reduz o risco de surpresas cirúrgicas e permite várias tentativas. Figuras 1 a 4.



